segunda-feira, 21 de novembro de 2011

COMO FAZER UM ROTEIRO DE VIAGEM

É gostoso fazer um roteiro de viagem, porem se não se organizar a cabeça dói. 
A minha já esta doendo a dias, estou em busca do roteiro perfeito, coisa que não existe, mas quero assim mesmo, sou teimoso. Somente a dois dias comecei a ter alguma ajuda de amigos e esposa para tal finalidade, afinal de contas falta quase 30 dias pra embarcar. E todos estamos olhando a mesma coisa e demorando muito a sair do lugar. Resolvi fazer este post para sair um pouco do foco, aliviar a cabeça e não cometer erros durante o resto do percurso da montagem do roteiro. E então vamos lá:

  • Uma coisa bacana seria decidir, entre todos, quem faz o quê na busca de informação para desenhar  um roteiro mais preciso da viagem, assim não sobrecarrega uma só pessoa;
  • Se for de carro, ônibus ou mesmo de avião sem pacote de viagens, você vai precisar traçar um mapa, um esboço do roteiro da viagem;
  • Fazer reuniões e ficar sabendo quais os destinos preferidos de cada um (a partir do que leram, viram ou ouvira falar)
  • Descobrir qual é a disponibilidade de tempo e grana de cada um pode comportar. 
A partir deste ponto sua viagem já começou, considerando que suas memórias através de fotos e recordações já fazem parte daquilo que se chama de "viajar".

Faça um esboço do mapa que você vai percorrer e analise-o mais a profundamente.  Comece a analisar mapas de estradas e fique por dentro das distâncias e do tempo que leva a percorrê-las.

DESCOBRIR OS LOCAIS A VISITAR:
Papel e Internet na mão e vamos pra busca. 
Agora que já tem uma ideia do que é ou não possível dentro do tempo e do orçamento de que dispõe, deve continuar a ter uma mente aberta para a mudança. As suas escolhas foram baseadas em noções, mais ou menos gerais, do que lhe interessava ver nas várias cidades ou vilas por onde tencionava passar. É altura de ver se a sua curiosidade tinha razão de ser ou se há algo mais interessante que mereça uma alteração ao roteiro de viagem. 

  1. Umas das ferramentas mais úteis da net,  são o Google Earth e o Google Maps. Em ambas vai poder traçar um roteiro de viagem, ver imagens de satélite e inúmeras fotos dos locais aonde pretendemos ir;
  2. Além da net eu ainda costumo comprar alguns guias de viagens e levar comigo;
  3. Na internet ainda vamos encontrar um número enorme de sites para planejar viagens:


A pesquisa nunca é demais. Mas a informação disponível não tem fim e vai acabar por se baralhar e ficar obcecado por mais e mais. Concentre-se no essencial primeiro e depois veja o resto por diversão. 

REUNIR-SE COM OS AMIGOS
Se já tinha decidido viajar com amigos e se dividiram tarefas, voltem a reunir-se para trocar impressões. Em função da informação recolhida, entrem em acordo em relação ao percurso. Lembre-se: seja flexível mas não abdique “daquele” sítio.

Estudem a fundo os destinos consensuais e façam um livro/registo em que os sumariem, para transportar no carro e na carteira para que a consulta seja fácil e imediata.


RESERVAR HOTÉIS, ALBERGUES... ONLINE.

Ao preparar o roteiro você tem que ter uma ideia das datas em que pretende estar em determinados lugares. Mesmo que queira viajar sem planos rígidos, pode ser importante para si reservar hotel no primeiro dia do seu percurso de viagem ou em qualquer outro. O segredo para comprar passagens baratas ou pacotes avião+hotel está sempre em procurar em vários sites.

  • KAYAK - Este site é um motor de busca de viagens fantástico que compara os preços de muitos sites (mais de 100) para depois organizar os resultados começando pelas viagens baratas. O cliente não paga despesas de reserva e dispõe de milhares de opções para alugar carro, reservar hotel ou vôos.
  • Submarino Viagens – Esta é a maior agência de viagens online do Brasil. As pesquisas no seu motor de busca é feita em mais de 750 companhias aéreas, 55 mil hotéis em todo o mundo, as maiores companhias marítimas de cruzeiros. Há sempre boas promoções em destaque na primeira página.
  • Hotels Combined - É espetacular, aqui você encontra de albergue a grandes hotéis. 
  • http://www.hostelworld.com/ - Albergues e Hotéis 
  • http://pt.hostelbookers.com/ - Albergues e Hotéis 
  • http://www.hostelsclub.com/index-pg.html - Albergues e Hotéis 

PREPARE-SE !!!

Se não tiver um GPS, pense em comprar um. Ir direitinho a uma cidade, hotel ou museu vai-lhe poupar muito tempo. Um GPS não é caro hoje em dia. Pode optar por comprar um que seja portátil, por exemplo, integrado num telefone celular para o usar também a pé.

Depois de começar a viagem, seja realista. Vai ver que os planos vão mudar muitas vezes. Não queira ver tudo de uma vez. O grande problema quando se viaja por conta própria e em grupo é que, já que a liberdade de movimentos é total, apetece sempre ir mais além do que se tinha planeado no roteiro de viagem. Da mesma forma, já a caminho, pode descobrir lugares bem mais interessantes ao vivo do que o que pareciam nos guias ou na internet. COOOLLL.

GALERA... BORA VIAJAR?





Nenhum comentário:

Postar um comentário